sábado, 26 de setembro de 2009

O ano que meus pais saíram de férias


Resenha por Vince Ferreria.


Essa é a história de um pequeno garoto chamado Mauro, ele como todo brasileiro típico gosta de jogar futebol e brincar de futebol de botão. Um pequeno menino mineiro, tímido e meigo que tem sua vida virada do avesso de uma hora para outra.

Em plena década de 70, nas vésperas da copa do mundo que iria consagrar o Brasil como tri, seus pais de súbito saem de casa alegando estar entrando de férias, o pequeno menino fica esperando por um telefonema que nunca vem enquanto é praticamente abandonado a própria sorte em casa.

De início ele demonstra muita resistência nas atitudes de seus visinhos que desejam ajudá-lo, principalmente um velho judeu solitário chamado Shlomo. Todos as sua volta demonstram grande simpatia e humanidade, cuidando e alimentando o menino que não se separa do telefone, e espera ligação de seus pais.
No decorrer da história ele vive como uma criança normal, tem seus sonhos, suas brincadeiras, mas vive cercado pela luta de liberdade contra a ditadura.

Em um cenário marcado pela conquista da seleção Brasileira, e uma época de conflito e guerra urbana no Brasil, Mauro demonstra o drama de um menino real, que gosta de brincar, é teimoso, mimado mas como todo menino, precisa da presença dos pais.

Nenhum comentário: